Afinal, bater a porta do carro com força provoca danos ao veículo?

30 de janeiro de 2020
164
Bater a porta do carro

É comum alguém bater a porta do carro com força no momento de embarque ou desembarque do veículo. Mesmo que não seja intencional, a atitude gera aflição nos proprietários pela possibilidade de causar avarias ao automóvel. Afinal, isso é mito ou verdade? Para descobrir se a ação danifica o veículo de alguma forma, leia este artigo até o final!

Entenda a estrutura das portas dos veículos

2020 02 08 bater porta do carro 1 Afinal, bater a porta do carro com força provoca danos ao veículo?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o processo de desenvolvimento de veículos atende a rígidos padrões de qualidade. Logo, as fábricas e montadoras possuem todos os artifícios necessários para criar automóveis duradouros e com boas peças. Dessa forma, a montagem de carros prevê a ocorrência de pancadas nas portas e põe em prática medidas efetivas para que elas não causem grandes danos.

Plástico

Como dito anteriormente, o projeto dos automóveis é exigente. Todas as peças, sem exceção, são submetidas a extensos testes de durabilidade. Obviamente, essa regra também se aplica às partes que compõem as portas. Um bom exemplo é o plástico da porta, produzido com material resistente para suportar fatores extremos, como temperaturas altas e pancadas. Ou seja, bater a porta do carro com força não é suficiente para anular a resistência desse material.

Batentes de borracha

Os batentes de borracha que ficam acoplados em volta da porta são essenciais para aguentar a pressão da força aplicada. Essas peças garantem a absorção do impacto quando as portas são fechadas, independentemente do quão forte foi a pancada.

Riscos e prejuízos ao bater a porta do carro

2020 02 08 bater porta do carro 2 Afinal, bater a porta do carro com força provoca danos ao veículo?

A verdade é que nenhuma parte da porta será danificada de repente por causa de uma batida mais forte. Mesmo assim, é importante ficar atento! O ato de bater a porta do carro de modo mais brusco, com impactos constantes nessa parte do veículo, pode gerar problemas a longo prazo. Em dado momento, é provável que você comece a ouvir um ruído mais alto ao abrir a porta — isso é sinal de que há algo errado!

É importante ter maior atenção com os vidros do carro, principalmente quando estes são blindados. Em geral, após bater a porta do carro muito forte, podem surgir trincas ou quebras no vidro. Porém, em condições normais de carros sem blindagem, isso é bem difícil de acontecer.

Proteja seu carro com ajuda da Auto Visa Rio!

Quer proteger seu carro contra roubo, furto e colisões? Conte com a melhor associação de proteção veicular do Rio de Janeiro. Conte com a Auto Visa Rio. Conosco, você tem uma economia de até 60% na proteção veicular! Oferecemos assistência jurídica, indenização a terceiros, serviços 24 horas e benefícios adicionais. Entre em contato conosco e seja nosso associado!

Gostou deste artigo? Então, você não pode perder os conteúdos exclusivos do blog da Auto Visa Rio. Veja alguns que podem ser úteis para você:

1- Saiba como o serviço de reboque de veículos pode ajudar
2- Como dirigir em estrada de terra sem prejudicar o veículo
3- Riscos e punições para quem faz uso do celular ao volante