Atropelamento de pedestre: como proceder?

26 de maio de 2020
197
atropelamento de pedestre

O atropelamento de pedestre é a principal causa de morte no trânsito do Rio de Janeiro. Isso é o que diz um estudo feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) em parceria com a Coordenadoria de Estatística e Acidentologia do Detran. A pesquisa foi divulgada em 2019 e, desde então, alerta a população sobre a conscientização de seguir as normas de trânsito. E você, motorista, sabe como lidar nessa situação? Veja, a seguir, como proceder em caso de atropelamentos de forma correta e segura.

O que fazer em caso de atropelamento de pedestre?

2020 06 06 atropelamento de pedestre 1 Atropelamento de pedestre: como proceder?

Sinalização e isolamento

A primeira orientação no caso de atropelamento de pedestre é parar o carro no local do acidente. Em seguida, é preciso sinalizar com pisca-alerta para evitar que outros acidentes ocorram. Além disso, o triângulo de sinalização também deve ser usado. Ele deve ser posicionado a uma distância segura, no mínimo a 30 metros do carro.

Chamado do Corpo de Bombeiros e Polícia

Depois de sinalizar e isolar a área rapidamente, é necessário chamar o socorro especializado. Ligue para o Corpo de Bombeiros (193) o mais rápido possível! Aguarde a chegada do serviço de emergência no local junto à vítima. Além disso, ligue para a polícia para fazer a perícia.

Verificação da vítima

A segunda etapa é checar as condições físicas da vítima. Verifique se ela está respirando e se está consciente. No entanto, não toque na vítima, mesmo que ela esteja bem. Fale com ela com o intuito de tranquilizá-la, e a mantenha acordada.

Primeiros socorros

2020 06 06 atropelamento de pedestre 2 Atropelamento de pedestre: como proceder?

É válido ressaltar que omissão de socorro é crime, portanto, o motorista tem a obrigação de prestar socorro à vítima. Em caso de atropelamento de pedestre, é muito importante não movimentar a vítima!

Porém, em algumas situações, pode ser necessária a intervenção do motorista. Por exemplo, em caso de sangramento. É preciso estancar o sangue com ajuda de um pano limpo, como uma camisa. Ademais, proceda da seguinte maneira:

  • impeça que a vítima se levante, sente ou vire;
  • segure a cabeça dela, mas não a pegue no colo;
  • não ofereça qualquer líquido ou medicamento;
  • cubra a pessoa para manter sua temperatura.

Proteção veicular pode te ajudar!

Já pensou no que fazer se você se envolver em um atropelamento de pedestre? A Auto Visa Rio, associação de proteção veicular do RJ, pode te ajudar! Nossos benefícios incluem cobertura contra colisões, indenização a terceiros, assistência jurídica e serviços 24 horas. Tudo para manter você e sua família mais protegido no trânsito! Ficou curioso? Entre em contato conosco e seja um dos nossos associados!

Gostou deste artigo? No blog da Auto Visa Rio você encontra outros conteúdos similares a este. Veja alguns artigos que podem ser úteis para você neste momento:

× Qual a sua dúvida?