Alinhamento e balanceamento, qual é a diferença?

15 de maio de 2015
916
alinhamento e balanceamento

Muitas vezes, quando levamos o carro para fazer uma vistoria, seja ela rotineira ou por algum outro motivo, somos questionados se queremos fazer o alinhamento e balanceamento do carro. Pode até parecer que uma ação depende da outra para ser concluída, ou que uma supre a outra. Mas na verdade o alinhamento e balanceamento são coisas diferentes, que se complementam para que possamos dirigir nossos carros de forma mais confortável. Vamos entender melhor.

Alinhamento

Quando tratamos de alinhamento, estamos nos referindo ao ângulo que o eixo ou as rodas do carro estão em relação ao solo. O ideal é que o ajuste seja feito para que as rodas girem sempre perpendicular à pista e paralelamente entre elas. Caso isso não seja feito, o carro tende a gastar mais gasolina, pois força mais o motor. Além disso, os pneus podem ser gastos de forma irregular, o que diminui o tempo de vida útil dos mesmos. Por fim, o alinhamento é muito importante para a segurança do carro, pois um carro desalinhado tende a “puxar” para algum lado e não andar em linha reta.

 

Balanceamento

No balanceamento, o importante não é a posição da roda e sim o peso dela. Quando um carro não está balanceado, ele começa a vibrar ao atingir diferentes velocidades. Podemos perceber essa trepidação principalmente no assoalho, volante e bancos do veículo.  O balanceamento é importante para não gerar um desgaste irregular dos pneus e para entregar maior conforto para as pessoas no carro.

 

Faça o alinhamento e balanceamento constantemente

Agora que sabemos qual é a função do alinhamento e balanceamento, podemos perceber que eles são muito importantes para a segurança e conforto dos passageiros de um veículo. Por isso o indicado é sempre fazer essas revisões aproximadamente a cada 10.000 km rodados.

Para deixar seu carro seguro e contar com um serviço de assistência 24h, conte com a Auto Visa Rio. Somos uma associação de proteção veicular que atua em todo o grande Rio. Conheça mais de nossa empresa e faça uma simulação para saber quanto seria sua mensalidade conosco!

Links úteis:

associações de proteção veicular;

cooperativa de proteção veicular.

proteção veicular rj;

proteção veicular.

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense