×
Auto Visa Rio
O Aplicativo oferece diversas funcionalidades para facilitar a vida do Associado.
Baixar

Alinhamento e balanceamento: diferença, preço e por que fazê-los!

28 de maio de 2021
393
Mecânico realiza alinhamento e balanceamento

Você sabe identificar a diferença entre alinhamento e balanceamento? Afinal, esses dois tipos de serviços são bastante comuns e requeridos pelo mecânico ao mesmo momento. Porém, existem diferenças entre eles. No artigo de hoje, a Auto Visa Rio irá desmistificar a ideia de que essas técnicas são iguais. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são técnicas de manutenções preventivas. A principal diferença entre elas é que no alinhamento os pneus são ajustados no ângulo certo em relação ao solo. Por outro lado, no balanceamento, o mecânico ajusta as vibrações das rodas. Ou seja, garante que elas girem de maneira uniforme.

Entenda separadamente como funciona cada um dos serviços.

Alinhamento

O alinhamento consiste em ajustar o eixo das rodas em relação ao solo. Isto é, alinhá-las perpendicularmente em relação à pista e paralelamente entre elas.

Um carro desalinhado tende a gastar muito mais combustível e forçar as peças. Isso ocorre na medida em que os sistemas tendem a ficar sobrecarregados por conta da falta de rotação correta das rodas.

Para saber se seu carro precisa de alinhamento, perceba se o veículo “puxa” mais para direita ou para esquerda em uma pista reta. Além disso, veja a quantidade de quilômetros já percorridos. Em geral, especialistas recomendam a realização do alinhamento a cada 10.000 km rodados.

2021 06 14 alinhamento e balanceamento 01 Alinhamento e balanceamento: diferença, preço e por que fazê los!

Balanceamento

O serviço de balanceamento consiste em distribuir o peso total do veículo entre as quatro rodas. Quando um carro não está balanceado, ele pode vibrar ao atingir velocidades altas. Nesta medida, é indicado realizar o rodízio de pneus para evitar o desgaste irregular deles e gerar mais conforto.

Repare os sinais que podem aparecer quando seu veículo precisa de balanceamento:

  • volante treme com frequência;
  • trepidações ao passar em buracos e quebra molas;
  • perda de tração nas curvas;
  • desconforto ao dirigir;
  • painel e acessórios do carro tremem em velocidades altas.

 

2021 06 14 alinhamento e balanceamento 02 Alinhamento e balanceamento: diferença, preço e por que fazê los!

Assim, como o alinhamento, o balanceamento também deve ser feito a cada 10.000km rodados.

Por que realizar o alinhamento e balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são responsáveis pela estabilidade, segurança e aderência na hora de dirigir. Em vista disso, realizá-los dentro do período determinado gera aumento na durabilidade das peças do carro. No longo prazo, a economia é um dos benefícios. Afinal, não será preciso custear outros tipos de manutenções, a exemplo da corretiva, que sejam de preço elevado.

Quanto custa os serviços de alinhamento e balanceamento?

O preço para realizar o alinhamento e balanceamento é considerado em conta visto que precisa ser feito a cada 10.000 km rodados ou a cada seis meses. Esse valor pode variar de R$ 90 até R$ 300. Porém, depende da qualidade do centro automotivo escolhido e excelência do serviço prestado.

Realize o alinhamento e balanceamento em nossas oficinas parceiras!

Entendeu a diferença entre alinhamento e balanceamento? Seu carro precisa de qual serviço? Conte com as oficinas parceiras da Auto Visa Rio. Somos uma associação de proteção veicular que cobre os prejuízos do seu carro em caso de roubos e furtos.

Oferecemos assistência jurídica, cobertura contra colisões, indenização a terceiros, serviços 24h e outros benefícios. Nossa área de atuação abrange os estados do RJ, SP e ES.

Entre em contato conosco e torne-se um associado!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando assuntos semelhantes em nosso blog. Lá você encontra:

 

× Qual a sua dúvida?