5 tipos de suspensão: descubra qual é o ideal para você!

3 de maio de 2019
129
tipos de suspensão

A perda de estabilidade em curvas ou movimento fora do comum são sinais de desgaste no sistema de suspensão. Braço oscilante, batente, barra estabilizadora e amortecedor são componentes desse. Sua função é manter a estabilidade do veículo. Neste artigo, a Auto Visa Rio te apresenta 5 tipos de suspensão. Saiba qual mais combina com a sua necessidade!

Saiba quais são os 5 tipos de suspensão disponíveis

O mercado automotivo segue em constante evolução. Os tipos de suspensão fazem parte desse cenário. Novos projetos têm surgido com a finalidade de satisfazer o desempenho exigido pelo consumidor ou questões de custo-benefício. Com o avanço da tecnologia automobilística, hoje alguns carros podem ter suspensão traseira diferente da dianteira. A seguir, conheça 5 tipos de suspensão.

Suspensão MacPherson

Criada na década de 40, a MacPherson tem maior altura. Em geral, é utilizada no eixo dianteiro do automóvel. Conta com amortecedores telescópicos e molas helicoidais. Esse é um dos tipos de suspensão mais utilizados na indústria automobilística por conta de ser independente e utilizar poucas peças em seu arranjo. Uma vantagem é que ela possibilita a instalação de motores maiores.

Suspensão ativa

A suspensão ativa conta com uma tecnologia automotiva avançada onde é possível monitorar os movimentos verticais das rodas. Estes são feitos por meio de um sistema eletrônico. Os sensores que compõem a suspensão ativa são capazes de analisar dados da pista. Além disso, enviam dados de cada imperfeição encontrada para os atuadores. Esse é um dos tipos de suspensão que saem das fábricas já produzidos.

Triângulo duplo

Conhecida como triângulo duplo ou duplo A. Por ser forte, é utilizada em carros esportivos. Ganhou esse nome por conta de possuir dois braços no formato da letra “V”, tornando-se, desta maneira, parecida com um triângulo. O triângulo duplo é um dos tipos de suspensão que carece de muito espaço.

Multilink

O Multilink é independente. A base de sua criação está fixada na lógica da suspensão triângulo duplo. A diferença é que ao invés de usar dois braços, opera com três. Isso faz com que o movimento seja controlado em muitas direções e as rodas tenham mais aderência ao solo. Esse é um dos tipos de suspensão que são largamente utilizados em carros muito potentes.

Eixo rígido

O eixo rígido é mais simples do que todos os outros tipos de suspensão já apresentados. Atendia à demanda do mercado antigamente. Hoje, a indústria traz modelos mais dinâmicos. O eixo rígido é composto por uma barra que interliga as rodas, isso faz com que seja um modelo pesado. Está presente em carros off road e modelos militares.

Gostou do nosso artigo sobre tipos de suspensão? A Auto Visa Rio é a maior associação de proteção veicular no Rio de Janeiro. Em nosso blog, você encontra artigos sobre mitos e verdades sobre a suspensão do carro, como trocar a suspensão, legislação veicular e manutenção do automóvel. Entre em contato conosco!

Fechar
Auto Visa Rio anuncia patrocínio oficial ao Fluminense