Motor elástico: o que significa?

20 de março de 2017
561
Compreenda o que é o motor é elástico

Não é raro ouvirmos que um carro tem motor elástico em testes e comparativos, seja pela maneira com a qual ele se desenvolve ou como ele reage às acelerações. Mas, o que exatamente vem a ser um motor elástico? Leia nosso artigo e descubra tudo sobre esse assunto. Confira!

Aprendendo sobre motores

Para entendermos o que é um motor elástico, precisamos conhecer algumas questões fundamentais sobre motores. Existem dois números chaves para motores. Eles fazem referência à potência e ao torque gerado.

O torque expressa o trabalho feito pelo motor para realizar algum certo impulso, independente do tempo que foi necessário para fazê-lo. No caso da potência, ela representa o torque multiplicado pelas rotações do motor, indicada em rotações por minuto.

Um dos grandes desafios para engenheiros automobilísticos é desenvolver um motor que cumpra duas exigências em especial: atingir a potência máxima na rotação mais elevada possível, o que proporciona maior velocidade, e atingir o torque máximo em uma rotação mais baixa, para que o motor obtenha força o suficiente a fim de ganhar velocidade de forma rápida.

2017 04 06 o que significa dizer que um motor e elastico1 300x156 Motor elástico: o que significa?

Em veículos, não adianta ter muito torque sem potência. Além disso, manter um crescimento progressivo sem variações repentinas na geração de torque e potência é importante para que o motor não “engasgue” conforme as rotações forem subindo.

Se o seu motor apresentar qualquer falha durante uma viagem, de curta ou longa distância, é ideal que você possa contar com uma associação de proteção veicular. Se você puder contar com uma proteção veicular, serviços como reboque e retorno a domicílio são garantidos durante 24 horas.

O que define um motor elástico?

Quanto maior a diferença entre a rotação de torque máximo e a rotação de potência máxima, mais elástico tende a ser o motor. Ou seja, é um motor elástico aquele que é capaz de fornecer energia de forma gradual e progressiva, sem picos ou quedas significativas de torque. Quando você tem um carro com motor elástico, a condução se torna mais prazerosa e relaxada.

O motorista de um carro com motor elástico tem a sensação de que há sempre potência e torques abundantes em qualquer rotação, diminuindo a necessidade de troca de marchas. Além de ganhar agilidade na condução do automóvel, o consumo de combustível também melhora, pois não existe necessidade de elevar as rotações em busca de força.

Descobriu se o seu motor é elástico? Está pensando em trocar de carro depois do nosso artigo? Seja em um carro novo ou antigo, conte com a Auto Visa Rio. Somos uma associação veicular que tem como objetivo garantir proteção e tranquilidade para os nossos associados. Entre em contato conosco e saiba mais.

Outros links úteis:
associação de proteção veicular;
proteção veicular RJ;

proteção veicular;

associação veicular;

associações de proteção veicular.