Conheça mitos e verdades sobre a revisão de carros 0 km

7 de junho de 2017
346
Informações sobre revisão de carros 0 km.

Praticamente todo carro 0 km vem com garantia de fábrica. Essa proteção, que possui validade de acordo com o fabricante, pode proteger todo o automóvel ou apenas algumas partes dele. Porém, a maioria das marcas determina que a revisão de carros 0 km seja feita periodicamente, sob pena de retirar a garantia dos donos de veículos.

Se você pretende comprar um carro novo, mas não sabe como funcionam os critérios da garantia, fique atento às informações que aqui destacamos, identificando mitos e verdades sobre a revisão de carros 0 km.

Principais mitos sobre a revisão de carros novos

Limpeza do motor

Por falta de conhecimentos técnicos ou por vontade de manter o carro mais limpo, há pessoas que se arriscam em limpar o motor do carro. Muitos não sabem, mas ao limpar os componentes que ficam abaixo do capô, corre-se o risco de danificar o automóvel. Então, mesmo que o veículo aparente estar sujo, deixe que profissionais especializados cuidem da sua limpeza.

Limpar os bicos injetores antes dos 30 mil km

Não há necessidade alguma de limpar os bicos injetores antes dos 30 mil km rodados. Isso se deve ao fato do filtro de combustível reter até 98% das impurezas. Porém, essa condição não é garantida se o motorista abastecer o carro com gasolina adulterada com solvente álcool anidro ou com solvente de borracha. É importante destacar que o filtro sim, precisa ser trocado a cada 10 mil km percorridos.

Cristalização ou espelhamento da pintura antes dos 20 mil km

Esse também é um dos grande mitos sobre a revisão de carros 0 km. Nem todos sabem, mas a cristalização ou o espelhamento da pintura são dispensáveis antes do 20 mil km percorridos. Os automóveis já saem de fábrica com uma camada de verniz, tornando dispensáveis procedimentos para dar brilho. Depois que o efeito envernizado passa, é recomendável fazer o enceramento a cada dois meses para proteger e dar brilho ao carro.

Colocar aditivos no óleo do motor

Outro grande engano relacionado à revisão de carros 0 km diz respeito ao fato de algumas pessoas acharem que aditivos devem ser colocados no óleo do motor. A substância especificada pelo fabricante já possui os aditivos necessários para o bom funcionamento do automóvel. Vale lembrar que os aditivos podem ser utilizados para fazer a limpeza interna do motor, caso haja contaminação ou o motorista se esqueça de trocar o óleo.

2017 06 27 0 km 300x200 Conheça mitos e verdades sobre a revisão de carros 0 km

 

 

 

 

 

 

O que é verdade sobre a revisão de carros 0 km?

Higienização do ar-condicionado a cada seis meses

Muitos passageiros e motoristas sofrem com a falta de higienização do ar-condicionado. Os ácaros, os fungos e as bactérias que se alojam nesse sistema trazem complicações alérgicas e problemas respiratórios. Por isso, é importante que a substituição do filtro e a higienização dos dutos seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil km percorridos.

Alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km

Estradas desniveladas e com buracos comprometem a geometria da suspensão. Caso as alterações não sejam feitas a tempo, os pneus se desgastarão de forma irregular e o consumo de combustível aumentará. O alinhamento cuida da convergência e da divergência das rodas. Já o balanceamento equilibra a distribuição da massa do pneu e da roda para evitar trepidações. Então, você que dirige, não deixe de fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil km rodados.

Substituir as velas a cada 20 mil km

Embora alguns carros exijam a troca das velas a cada 80 mil km rodados, boa parte dos automóveis requer que essas peças sejam substituídas a cada 20 mil km percorridos. A substituição das velas deve ser feita porque se chega a um ponto onde a faísca produzida pelas velas perde a intensidade e para de queimar uma parte do combustível na câmara de combustão. Mesmo que em uma parcela significativa dos automóveis necessite que as velas sejam sejam substituídas a cada 20 mil km percorridos, o ideal é consultar o prazo correto no manual do proprietário, pois há modelos em que esse prazo é estendido.

Colocar aditivo na água do radiador

Dentre os benefícios que os aditivos trazem para a revisão de carros 0 km, esse é um dos que mais se destacam. Quando se coloca aditivo na água do radiador, evita-se a corrosão de peças metálicas e a vida útil dos sensores térmicos e válvulas termostáticas é aumentada.

Por que é importante revisar carros 0 km?

Fazer a revisão de carros 0 km é importante não apenas para manter a garantia, mas também para garantir a proteção do motorista e dos passageiros. Mesmo que o carro esteja novo, cuidados com a manutenção são indispensáveis. Por isso, é preciso ficar atento às condições das peças do carro e aos prazos de trocas desses itens. Dessa forma, você poderá dirigir em paz e com a certeza de que o automóvel estará regularizado.

É claro que a revisão de carros 0 km contribui para o aumento da proteção veicular. Mas, infelizmente, imprevistos acontecem e nem sempre sabemos como lidar com eles. Para te ajudar com situações críticas envolvendo o seu automóvel, a Auto Visa Rio te disponibiliza o auxílio necessário. Somos uma associação de proteção veicular pronta para te oferecer assistência em casos de acidente. Ficou interessado? Entre em contato conosco e tenha acesso a mais informações!

 

Links úteis:
associação veicular
proteção veicular RJ
cooperativa de proteção veicular