5 dicas para te ajudar a perder o medo de dirigir

28 de agosto de 2017
5000
Veja como perder o medo de dirigir.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, mais de dois milhões de brasileiros que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa, têm medo de dirigir. Esse medo pode ser oriundo de diversos fatores: insegurança, falta de prática, falta de instrução adequada ou mesmo algum trauma relacionado a más experiências envolvendo o dia a dia no trânsito. Ainda que o medo seja um sentimento normal, principalmente visto que o trânsito nas grandes cidades está cada dia mais complicado, é fundamental conhecer a causa e buscar enfrentá-lo para, assim, perder o medo de dirigir.

Se você faz parte desse grupo de brasileiros que, mesmo indo bem nos testes de habilitação e tendo conseguido a CNH, não conseguem se ver atrás do volante, a Auto Visa Rio te ajuda: preparamos cinco dias muito valiosas para que você consiga perder o medo de dirigir e possa conduzir um veículo com mais segurança e confiança.

Como perder o medo de dirigir com cinco dicas

1- Procure saber as causas do seu medo

A psicóloga Lídia Santos afirma que o ato de dirigir requer a assimilação de uma série de conteúdos e comportamentos, o que pode ser difícil para algumas pessoas. Essa dificuldade, aliada a fatores emocionais e psicológicos, pode fazer com que mesmo pessoas habilitadas tenham dificuldade na hora de conduzir o veículo. Por isso, é fundamental buscar a origem dos receios, para que perder o medo de dirigir seja mais fácil. A psicóloga lista alguns dos motivos que podem desencadear esse medo:

- tensão causada pela responsabilidade sobre si e sobre outras pessoas;

- medo do trânsito caótico das grandes cidades;

- baixa autoestima;

- traumas de acontecimentos passados.

2- Busque ajuda profissional

2017 09 07 medo de dirigir 300x200 5 dicas para te ajudar a perder o medo de dirigir

 

 

 

 

 

 

Essa ajuda profissional pode ser técnica, psicológica ou as duas. Diversas autoescolas e instrutores de direção oferecem os chamados “treinamentos para habilitados”. Esses treinamentos são aulas diferenciadas, que têm o intuito de orientar motoristas habilitados e auxiliá-los, para que se sintam seguros na hora de conduzirem um veículo. Além disso, é possível encontrar grupos de terapia, em que pessoas recém-habilitadas ou que há muito não dirigem, por medo, se reunem. Nessas reuniões, são discutidos meios para se realizar uma direção segura e formas de se adquirir a confiança necessária para para perder o medo de dirigir.

Também há a possibilidade de o medo ser oriundo de algum trauma. Nesse caso, é fundamental buscar ajuda psicológica, de um psicólogo ou terapeuta, que poderá ajudar a conhecer as causas do medo e buscar, junto com você, as melhores soluções para curá-lo.

3- Tenha familiaridade com o veículo

O ideal é encontrar um veículo com o qual você tenha familiaridade, como o carro da família, ou o veículo que você costumava dirigir. Antes de começar a direção, conheça os comandos do carro, treine movimentos que ainda não são naturais a você, como ajustar os retrovisores, passar as marchas, acionar os faróis e controlar a embreagem. Conhecer o veículo é muito importante para dirigir bem e te deixará mais tranquilo quando assumir, de fato, o controle do veículo nas estradas.

4- Treine em horários e em rotas tranquilas

Uma avenida com tráfego intenso e em horário de pico não é o melhor lugar para começar a treinar e perder o medo de dirigir. Nesse cenário, as chances de estresse e de aumento da ansiedade são muito maiores. Sendo assim, comece por vias de pouco movimento, principalmente que sejam longe de escolas ou de centros comerciais. Escolha um horário com o início da manhã ou final da tarde, em que não haja muito sol e os reflexos sejam melhorados.

A partir daí, alterne os horários e introduza em sua rota vias de mais movimento. A evolução deve ser gradativa, até que você se sinta seguro para dirigir em qualquer situação e em qualquer via.

5- Pratique o quanto for necessário

Não se sinta pressionado a voltar para as ruas na direção de um carro. É necessário que você se sinta confortável na direção e se sinta confiante para enfrentar todos os percalços que possam aparecer no dia a dia de quem dirige. Por isso, treine o quanto for necessário e peça ajuda pelo tempo que for preciso. Uma dica é treinar em pequenos percursos. Sempre que for possível, saia com o carro, dê pequenas voltas pelo bairro; vá ao mercado e utilize o carro para realizar compras; dê carona para os amigos e utilize o carro para trabalhar. Lembre-se: perder o medo de dirigir não acontece de uma hora para outra. É preciso paciência, prática e vontade de superar os medos e colocar em prática todo o aprendizado adquirido durante os tempos de autoescola.

 

A certeza de que terá apoio para o caso de sinistros e outros imprevistos que possam acontecer no trânsito, pode ajudar a adquirir confiança e segurança e, consequentemente, te ajudar a perder o medo de dirigir, Para isso, contar com um associação de proteção veicular é uma maneira de proteger o seu carro e ter tranquilidade para dirigir pelas ruas das grandes cidades. Para isso, você pode contar com a Auto Visa Rio! Possuímos diversas oficinas espalhadas pelo RJ, que estão prontas para te ajudar em caso de necessidade, além de coberturas contra roubos, furtos e acidentes. Entre em contato conosco e conheça o que a Auto Visa Rio pode fazer por você!

 

Links úteis:
proteção veicular
proteção veicular RJ
associação veicular
associações de proteção veicular